segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como presentear, sem parecer "Grego"

Presentes.. .ah! Os presentes!

Delícia ganhar, desembrulhar, e ser surpreendido! Mas, a surpresa pode ser boa ou ruim!

Acho que pior presente é o dado só por obrigação, quando não imprimimos nosso carinho.

Presente é um “passo” social complexo, como bem disse o Sheldon do The Big Bang – Theory, presentes nos colocam em obrigações, se você recebe um presente se vê obrigado a retribuir, e tem que adivinhar o valor para presentear proporcionalmente.

Sei que isto não é nada romântico, mas demonstra a complexidade de se presentear.

Eu adoro presentear, mas, as vezes sofro na escolha. Estou na fase de preparar os presentes, ou comprar algo artesanal, acho que sempre surpreende. Neste post vou dar algumas dicas gerais para quem sofre na hora de presentear, que são úteis no Natal e em outras datas.

Amigo-Secreto

BOA PEDIDA: Kits de sabonetes (Boticário, Natura...), agendas do próximo ano, porta-retrato descolados, CD (só quando tiver certeza do estilo musical da pessoa), camisetas estilosa para homem (marcas acessíveis como Minas Brasil, Hering, Original, One Store...), caixas de bombom diferente, brinco de bijouteria fina, havaianas com estampas diferente (para os informais).

NÃO ROLA: Coisa de “segunda mão”, presente mais barato que o valor estipulado. Lembro de uma vez no meu trabalho uma pessoa infeliz presenteou com uma blusa usada. É o fim! Por que entrou na brincadeira? A blusa tinha até “pizza” de suor.

Para Mãe

BOA PEDIDA: Sandália estilosa, bolsa (nunca é demais), kit do perfume preferido dela, um vestido seguindo o estilo dela, um artesanato como um belo porta-joias, um pijama bacana.


NÃO ROLA: Presentes para casa, eletrodomésticos, roupas de cama, mesa e banho são presentes para casamento ou chá de cozinha, mulher nenhuma merece isto, dê um presente de uso pessoal da mamys. Presente para casa só é válido em caso de porta-retrato ou objetos com fotos, almofadas diferentes, ou outros itens que seja de uso e admiração dela, e não beneficio para todos que moram na casa.

Para Pai

BOA PEDIDA: Tênis para incentivá-lo a praticar esportes. Livro de temas que ele se interessa.
Camiseta do time do coração dele (agora tem as lojinhas dos times que tem várias opções de presente). Camiseta pólo é a “cara” de papai que quer ficar arrumado.

NÃO ROLA: Eu acho pai o mais difícil de presentear, não sei se é o meu, mas, vejo que as minhas amigas sofrem do mesmo mal, então é difícil definir o que dar ou não dar.


Para marido ou namorado

BOA PEDIDA: Eletroportáteis (celular, tablet, máquina fotográfica, barbeador elétrico), relógio, kit de perfume ou cuidados para o corpo masculino, óculos escuros (vale um Chilli Beans que é estiloso e com preço mais acessível), camisa social (para aqueles que entraram em emprego novo), camiseta da marca preferida dele, e por que não um artesanato? Um apoio de notebook de almofada e base de madeira por exemplo. Não conta lá em casa ... este é um dos presentes de Natal do meu marido, ele é meio alienado virtual, então vai ver no blog.

NÃO ROLA: Presentes que são como você gostaria que seu namô ou marido fossem, presente tem que ter “a cara” do presenteado, com um toque de bom gosto feminino.

Para  Esposa ou Namorada

BOA PEDIDA: É tão fácil agradar as mulheres, use um dos itens da tríade “bolsa, sapato, jóias”. Mulheres sempre precisam (ou querem) um sapato tuuuudo que viram na vitrine (e sempre dão indiretas a respeito do gosto pessoal). Sempre recebem bem uma bolsa “Mara” que viram na vitrine. E jóias é a linguagem universal feminina, do brinquinho ao anel. Kits de banho são uma delícia de ganhar. Relógios fmeininos são uma boa pedida.

NÃO ROLA: Roupa! É complicado um homem escolher sozinho peça de roupa feminina, ou erram no tamanho ou no gosto. Evitem constrangimento de ambos.

Sites que adoro para compras...


http://www.imaginarium.com.br/  (presentes descolados)

http://www.sacks.com.br/  (perfumes e cosméticos)

http://www.netshoes.com.br/  (havaianas e tênis)


http://www.saraiva.com.br/ (livros, CD e DVD de seriados)


E não tem como evitar a boa e velha “pernada” no shopping e centro da cidade.

FUJA SEMPRE: Vale-presente de lojas, não é presente, é impessoal, demonstra que você não se preocupa com a pessoa.

FUJA AS VEZES: Perfume e maquiagem, só se conhecer muito bem a pessoa presenteada.

Bjuxxx embrulhados para presente.

Nenhum comentário: