domingo, 15 de janeiro de 2012

Debaixo dos caracóis do seu cabelo...

Há algum tempo venho recebendo elogios a respeito do meu cabelo, o que me deixa imensamente orgulhosa, e me fez pensar nest post, afinal este sofá só tem amigos e amigas, e talvez gostem de algumas dicas capilares.

Confesso que não confio nas dicas das vendedoras de loja de cosméticos, sei que elas tem metas para vender de alguns produtos, então antes de comprar algum produto, ou testar alguma técnica, sempre pesquiso na net. Os blogs me ajudam muito a selecionar.

Vou contar como cheguei no cabelo atual, e para isto preciso contar a história do meu cabelo, e ele tem um longo caminho percorrido.

Preparados para pagação de mico? Não posso contar esta história sem imagens, então, vamos fazer uma linha do tempo capilar...
1-      Fase Bebê: Pequena eu tinha cabelo que hoje invejo, cor de mel e belos cachos.

2-      Foto Infância: Na infância meu cabelo estava muito ressecado, minha mãe até tentava cuidar do meu cabelo, mas, a única opção de hidratação era um famoso creme rinse rosa, aff!


3-      Fase Adolescência: Na adolescência eu fiz de tudo para domar o cabelo, usar a gelatina sem sabor para definir cachos; gel para dar efeito molhado; creme coquetel de frutas daqueles potões cor de arco-íris para fazer hidratação caseira; passar babosa (apesar de caseiro é ótimo mesmo); lavar o cabelo no tanque na água fria, com a cabeça para baixo para facilitar a circulação sanguínea; cortar o cabelo na lua certa; e a pior das épocas , eu ia toda semana no cabeleireiro para escovar o cabelo, e passava a semana sem lavar e fugindo da chuva. Finalmente comprei meu primeiro secador, e logo em seguida minha primeira chapinha, e aprendi a escovar sozinha em casa.
4-      Fase Adulta: Eis que com uns vinte poucos anos descobri a progressiva (Aí, como amo!), e desde então faço pelo menos três vezes por ano, ou seja, já fiz pelo menos umas vinte progressivas. Meu marido na época do namoro levou um susto ao me ver com o cabelo lavado e cacheado, disse “Seu cabelo não é liso?” Quando descobri a progressiva, só deixava o cabelo escovado, lavava e logo secava, com o tempo e com a maturidade, descobri o que realmente combina comigo: raiz lisa e pontas onduladas, então faço a progressiva só para hidratar, tirar volume e assentar a raiz.
5-      Fase pré-casamento: Quando fui casar, deixei o cabelo crescer bastante para poder fazer o penteado, porém, com as despesas do casamento eu não tinha R$1,00 para cuidar do cabelo, pobre cabelo, sofreu horrores.
6-      Fase casamento: A Pimi do Salão Dado Correa fez uma obra prima no meu cabelo no dia de noiva. Mesmo com o cabelo tão mal cuidado, ela conseguiu um primor.
7-      Fase Lua-de-Mel: Na lua-de-mel quis que todas as mudanças refletissem no meu visual, decidi fazer luzes californianas, entrei em um salãozinho perto do hotel em Itacaré-BA, achei a cabeleireira simpática, e disse o que queria. Talvez tenha sido meu maior risco capilar, felizmente deu certo, ficou bonito.
8-      Fase Pós-Casamento: Ficou bonito as luzes, mas, não preciso nem dizer que depois de alguns meses meu cabelo virou uma palha ressecada, então cortei o cabelo pela metade.


9-      Fase Vida Nova: Em 2011 minha vida sofreu grandes mudanças, então, desejei um novo cabelo, fiz um novo corte, e novamente fiz as luzes californianas, que agora chama ombré-hair, só que fiz em salão de verdade (rs), no Salão Dado Correa, e a Bruninha minha cabeleireira da época acertou em cheio no tom mel acinzentado, ficou bem natural, e iluminou meu rosto.
Contado a história, vou cdizer como cuido atualmente do meu cabelo, não adianta, cabelo bonito é reflexo de pessoa bem cuidada (em todos aspectos, na saúde e na paz interior).

O primeiro cuidado é abusar da alimentação saudável e beber bastante água, sei que é clichê, mas influência na qualidade do cabelo, quanto mais legumes, verduras e frutas consumo, percebo meu cabelo mais forte e vistoso.

O segundo cuidado é evitar dormir com o cabelo preso, para evitar agredir os fios.
O terceiro cuidado é desembaraçar o cabelo no chuveiro enquanto lavo. Mantenho um pente de cerdas largas no Box, que é exatamente para isto, assim, evito quebrar os fios no ato de desembaraçar.

O quarto cuidado é o que todo mundo quer saber, os produtos e procedimentos, lembrando que agora tenho a balaiagem loira, então a maioria dos produtos que uso são para fios loiros, mas no geral, as dicas servem para todos os cabelos.
No salão de cabeleireiro

·         Uma vez por mês faço hidratação no salão, o ideal é a cada quinze dias, mas uma vez por mês, e cuidando em casa, é possível ter um cabelo sedoso. A cada dois meses faço a reconstrução, que é uma hidratação mais profunda. Anoto tudo no calendário, para lembrar quando tenho que repetir o procedimento.

·         A cada três meses retoco as “luzes californianas” (balaiagem), esta é a vantagem da californiana, o cabelo cresce, a raiz aparece, mais o efeito ainda fica bom.

·         A cada três meses também faço a progressiva, nunca tive problemas, mas, sempre procuro salões com referência, com aparência profissional. Atualmente minha cabeleireira é de bairro, mas, nem por isso deixo de exigir produtos adequados e garantia.

·         A cada quatro meses corto o cabelo, confesso que não gosto de cortar, acho a parte mais complexa de um cabeleireiro acertar.

·         Sempre que percebo meu cabelo amarelado, faço a matização no salão, normalmente de dois em dois meses. No dia em que retoco a balaiagem é feito a matização também.

Em casa

·         Lavo o cabelo dia sim, dia não. Lavar o cabelo excessivamente altera cor e retira progressiva (por conta do cloro da água), lavar pouco deixa oleoso e com poros obstruídos. Uso shampoo normalmente do Boticário ou da Pantene Pro-V. Atualmente estou usando o shampoo do Boticário linha Nativa SPA – Exótico – Ameixa. O condicionador uso o do Pantene Pro-V, vario entre a linha para coloridos e a linha para quimicamente tratado.

·         Duas vezes por semana uso uma mascara para hidratar, ou da L'oréal Professional Absolut Repair que é para hidratação profunda(aliás a linha inteira é ótima) ou da Kérastase linha Chroma Riche que é para cabelos com mechas. Infelizmente são produtos caros, mas valem cada centavo, e o potão dura quase um ano (no meu cabelo que é médio a longo), compro no Morangão ou na Nikkey , onde estiver mais barato.

·         Uma vez por semana uso uma Ampola da Pantene – Pro-v – 3 minutos milagrosos, que vende em qualquer mercado, farmácia ou lojinha, paguei R$14,99 na caixinha com 3 ampola na última vez que comprei. Parece que sou garota propaganda da Pantene, mas, acho uma linha muito boa, pezinho na linha Profissional, e com preço acessível. Não deixa o cabelo oleoso e pesado, não queima o cabelo, e realmente trata o cabelo. A ampola uso após o condicionador, deixo agir uns 5 minutinhos enquanto passo esfoliante no corpo, enxáguo e pronto, cabelo realmente sedoso.

·         Sempre após lavar o cabelo, ou quando estou com frizz uso um pouco de creme de pentear, ou da Pantene Pro-V controle de queda, ou Vizcaya linha hidra care, ou Ecologie Professional linha Natural Pró- creme de reparação (mel e queratina). Uso também repador de pontas, amo de paixão o liquido dourado poderosos da Alfaparf o  Semí di Lino-cristalli liquidi, mas, quando a grana está curta compro o reparador de pontas da Ecologie Profissional que é ótimo também. Coloco um pouco na palma da mão, aqueço esfregando uma mão na outra, e espalho nas pontas e nos frizz.
Cabelos coloridos exigem um cuidado maior na compra de produtos, pois, temos que estar atento a Ph, e ao mesmo tempo fazer reposição de água, pois, o cabelo fica seco com a química. Junte tudo isto com outras químicas, e temos obrigação de cuidar sempre do cabelo.
Hoje em dia lavo e deixo secar naturalmente, é um sucesso! Quando estou inspirada faço babyliss nas pontas, está criado o efeito Diva.

Realmente o cabelo é um eterno trabalho, mas, nos trás muitas histórias, já contei algumas no blog antigo. O cabelo é o reflexo de como estamos a cada ano, é maravilhoso ver as fases que passamos.
Espero que tenham gostado das dicas, e tenham se inspirado dar aquela lavada no cabelo, porque todo mundo merece um dia de Diva.

Bjuxxx sedosos.

Nenhum comentário: