segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Jogos Vorazes: Filme e esmaltes

Olá especiais sentados no Nosso Sofá!


Hoje vamos falar sobre um assunto que está "na boca do povo", os Jogos Vorazes!

Pois é, não tem como não se render a nova Saga que tem conquistado cada vez mais fãs!

No post de hoje teremos um pouco do filme e os esmaltes da China Glaze inspirados na trilogia!

Ainda esta semana, teremos minha opinião sobre os livros.

Sim, porque o filme é uma coisa, o livro outra, mas, ambos me agradaram muito.

Ano:  2012

Genêro: Ação, Ficcção científica, Drama

Nacionalidade: EUA

Para assistir com: amigos, cônjuge, famíla.

Como cheguei neste filme: Procurando algo para assistir no PPV, vi que estava em cartaz... me lembrei que vi um trailer e tinha gostado. Detalhe, eu e meu marido assistimos o filme, e ficamos com "cara de ué?" quando terminou sem ter um fim...foi quando eu fui pesquisar no Google, e descobrir que é uma triologia de livros, e o filme era baseado no livro 1!

Sinopse:  Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Trailer:




Porque assistir: Primeiro o que são os Jogos Vorazes? Como a sinopse diz, trata-se de uma população regida por um regime Totalitário. O "País" denominado Panem, que depois de uma guerra, é dividido em 12 distritos, e a capital. Os distritos tem especialidades na produção e distribuição de materiais, e vivem em uma miséria controlada, e a Capital é a beneficiada de tudo isto. Para dar uma esquentada na situação, anualmente a Capital organiza Jogos Vorazes, que é a escolha de 2 jovens por distrito, que serão colocados em um recinto temático, para lutarem para sua própria vida. Só um sairá vivo e vencedor. 





Então, Katniss (Jennifer Lawrence), nada mais é, que a escolhida do distrito 12, e seu par de distrito é o Peeta.

Como eu disse, o filme é diferente do livro, no sentido em que o filme tentar compactar o livro, então muita coisa se perde, por exemplo, terminei o filme achando o Gale era um chifrudo, e sem entender muito bem o romance da história, no livro fica mais claro a confusão do "triângulo amoroso", e que é mais um "triangulo de amizade", e o romance mesmo só começa depois da arena.

Outro aprofundamento que falta ao filme, é a história pregressa da mãe da Katniss, no filme ela fica "pintada" como uma mãe relapsa e louca...mas, não é bem assim.
Se eu tivesse assistido o filme somente, minha personagem preferida seria Katniss, mas, com os livros fiquei fã do Peeta e do Cinna...fiquei mais próxima à eles, a ponto daquela admiração e identificação. Outra falha do filme, e não demonstrar bem a questão da fome dos personagens, na cena em que eles chegam no trem e se deparam com a ceia, nem se empolgam com a comida, mesmo com suas histórias de miséria.
Mas, estou aqui para defender o filme! Mesmo sendo inferior ao livro, tem coisas que só o filme possibilitou... A maquiagem da personagem Effie por exemplo, espetacular no filme, talvez eu nunca entenderia a extravagancia da Capital sem ver as imagens do filme. A caracterização dos personagens é perfeita no filme, fica mais fácil "comprar a idéia da história" com algo mais concreto.



A história é uma ficção, mas, não é muito distante das guerras que o nosso mundo já produziu, e das misérias e desigualdades que ainda vivemos. E lógico, que a apreciação do ser humano por "espiar" a vida em reality show, na vida real, aparece nesta ficção também, impossível não remeter ao BBB quando assistimos as cenas da arena.

Para os homens, o filme vale pela ação, tem cenas surpreendentes, daquela do tipo "não acredito que fez isso..."!

Para as mulheres, pelos motivos acima, pela questão da caracterização dos personagens, não diria pelo romance porque a Katniss soa meio como a Bella as vezes-confusa demais para saber de quem gosta...., e pelos rapazes...hummm Gale e Peeta, Gale (Liam Hemsworth) com aquela beleza e perfil do tipo protetor,provedor, forte, e Peeta (Josh Hutchersoncom o perfil  carinhoso, cuidadoso, romântico, beleza angelical.

Katniss e Gale:


Katniss e Peeta:

E o filme é válido para crianças maiores e adolescentes, que aliás é o público alvo... o bacana é que as cenas de luta e ferimentos não tem aquela excessiva demonstração de sangue, eu particularmente odeio quando filmes ficam mostrando este tipo de coisa.

Li o livro depois do filme e não me desanimou, então a ordem não importa, mais, acho válido ver o filme e ler o livro.

O filme continuação, o Jogos Vorazes - em Chamas, estreia em 15 de novembro de 2013!

E para quem se interessou pelos Jogos Vorazes, tem um site bem legal, com muita informação o Distrito 13.

E no começo deste ano, quando estava pesquisando sobre os Jogos Vorazes, achei uma coleção de esmalte da China Glaze inspiradas no filme (lançada em Março de 2011).

Meu inglês péssimo não possibilitou entender muito bem um tal processo que ocorreu e que acabou fazendo ter alterações no nome dos esmaltes, e da coleção, aliás, até agora não está claro se a coleção chama Capitol Colours ou Colours From The Capitol, bom, mais a inspiração continua sendo The Hunger Game (Os jogos vorazes).

Eu pesquisei no site e no facebook da China Glaze, mas, não encontrei nenhuma foto da coleção, então fica difícil saber com certeza o nome da coleção.

Os nomes dos esmaltes sofreram alteração, mas, claramente fazem menção aos 12 Distritos de Panem.


Só para vocês entenderem, olha os nomes dos esmaltes, e os distritos que correspondem:

Luxe and Lush – Distrito 1 (Artigos de Luxo)
Stone Cold – 
Distrito 2 (Extração de pedras)
Riveting – 
Distrito 3 (Tecnologia)
Hook and Line – 
Distrito 4 (Pesca)
Electrify – 
Distrito 5 (Energia)Fast Track – Distrito 6 (Transportes)
Mahogany Magic – 
Distrito 7 (Extração de Madeira)
Dress Me Up – 
Distrito 8 (Industria Têxtil)
Harvest Moon – 
Distrito 9 (Grão)
Foie Gras – 
Distrito 10 (Pecuária)
Agro – 
Distrito 11 (Agricultura)
Smoke and Ashes – 
Distrito 12 (Mineração)

Eu quero os esmaltes dos distritos 1, 5, 8, 11 e 12, foram os que mais me impressionaram, e entraram na minha lista de sonho de consumo. Vi que tem para comprar na Esmalteria da KK.


Espero que tenham gostado, e para quem não conhecia, que tenha ficado o gostinho de conhecer melhor os Jogos Vorazes.

Bjuxxx cinéfilos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que legal!Amei os esmaltes hehe,
Beijos
http://minhamania12.blogspot.com.br/