terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Filme: O lado bom da vida

"O mundo vai partir seu coração de diversas formas!"
(Adaptado do Filme O Lado Bom da Vida)

Olá especiais sentados no Nosso Sofá!

Esta semana o filme esta quentinho, porque está no cinema ainda! Passei ele na frente de outros, para fazer uma indicação possível para assistir no cinema. E como o filme está um burburinho só, queria comentar a respeito.

Estou falando do filme: O Lado Bom da Vida.

Ano: 2013

Gênero: Comédia-dramática

Para assistir com: só, amigos, cônjuge.

Como cheguei neste filme: Como estou acompanhando tudo sobre Os Jogos Vorazes, os fãs sempre comentam sobre os trabalhos da atriz Jennifer Lawrenc, e falaram muito sobre este filme. A editora Intrínseca que detêm os direito (no Brasil) do livro em que o filme se baseou, também fala toda semana via facebook. E por fim, na TV muitos programas comentando, principalmente o E!, por causa das indicações a vários prêmios e ao Oscar que o filme recebeu.


Sobre o livro: "Matthew Quick constrói tantas situações absurdas, permeadas por sentimentos tão verdadeiros, que é impossível não torcer por seu improvável herói."(People Magazine )


Sinopse: Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.

Trailler aqui.

Porque assitir: Sempre fico perdida em como dar minha opinião, "sem entregar o jogo" do filme! Então, acho que vou falar mais dos personagens como sempre faço. Filmes me prendem quando me identifico com personagens ou situações.

Primeiro tenho que dizer a direção do filme realmente é muito boa... porque, você percebe aquela loucura toda do filme, mas, tudo muito bem "amarrado", fluido. O diretor é o David O. Russell, e vi que é o mesmo diretor do filme O Vencedor, e este filme é outro que adoro!

Sobre minha queridinha Jennifer Lawrence... não vou entrar no mérito sobre ela merecer ganhar prêmios pela atuação ou não, eu não sou especialista no assunto, mas, achei a atuação dela muito boa. Porque eu vim com base a garotinha do Jogos Vorazes, e no O Lado bom da vida, consegui ver um mulherão, e acho isto um mérito. Porque atrizes da nova geração como Kristen Stewart, não sai do mesmo papel, todos os filmes tem as mesmas expressões e jeito de falar.

Agora, Bradley Cooper (seu lindo!), incorporou muito o papel de jovem bipolar que tenta resolver sua vida. Na vida real eu tive contato direto com um rapaz com diagnóstico de transtorno bipolar, e identifiquei muito os trejeitos, olhares e atitudes vista na realidade, no personagem Pat. Outro aspecto, o cuidado que todos que cercam tem em preparar o cenário para que um bipolar não passe por episódios de estresse, eu mesma fiz isto várias vezes com este rapaz que conheci.

Robert De Niro atua bem como pai de Pat, ele parece feito para estes papeis de família confusa. E adorei a mãe interpretada pela JackiWeaver, não tem como não ficar solidária á preocupação dela, e por vezes no filme, eu vi minha própria mãe na personagem.

Destaque para o Danny do ator Chris Tucker, que está bem engraçado.

Bom, a história reflete a vida moderna, onde novas doenças mentais e emocionais são diagnosticadas cada vez mais. E tem o mote tradicional da busca pela felicidade, paz de espirito, que muitas história apresentam, porque este é "o que" da vida real também, esta busca em resolver nossos problemas, em tocar a vida.

As cenas no consultório do psiquiátrico são engraçadas,e lógico, os diálogos entre os personagens principais fazem sorrir sempre.

A cena dos dois dançando no final (pena que não achei fotos na net), me lembra muito o filme Pequena Miss Sunshine, sabe aquela vergonha alheia??!!!

Realmente o filme é mais comédia dramática do que romântica... porque durante todo filme sorrimos e rimos, mas, não gargalhamos, e tem todo a história densa no fundo. Achei o nome em português fraco, não diz muito sobre o filme, aliás, meu marido não quis ir assistir, quando falei o nome, acho que ele imaginou uma comédia romantica bem aguada, mas, tenho certeza que ele teria gostado do filme. O Titulo original é Silver Linings Playbook, que deve ser alguma expressão, não sei qual seria a tradução ao pé da letra.

Ponto também para trilha sonora, aliás, uma das músicas é um dos recursos do filme (My Cherie Amour)
Trilha sonora de "O lado bom da vida" by Editora Intrínseca on Grooveshark
O filme é bom porque tem toda aquela loucura alheia que nos comove, e passamos o filme inteiro torcendo para que eles resolvam sua vida. Choro, só nos minutos finais do filme, olhinho cheio d'agua.

Infelizmente não anotei as falas que mais adorei, confiei na minha memória, que já não é mais a mesma. Uma das minhas preferidas é a que abre o post, mais, não é fidedigna ao que foi dito, é mais ou menos como lembrei. E tem a fala de Pat: "Eu gostei, porque para entender minha loucura, você fez um ato de loucura!"

E a fala da Tiffany, algo assim: Eu me dou as pessoas, sempre ajudo, e não recebo nada em troca, e no final me sinto vazia! (Identificação total, me sinto assim muitas vezes no ano).

Problemas todos nós temos... na família, no relacionamento...no emocional... então corram para ver este filme, e ver um pouquinho de si!

Bjuxxx cinéfilos


Nenhum comentário: