terça-feira, 19 de março de 2013

Filme: Oz, Mágico e poderoso


"Posso não ser o mágico que você esperava, mas, posso ser o mágico que você precisa"

(Oscar Diggs - Oz)

Olá especiais sentados no Nosso Sofá!!!

Vamos curtir um filminho hoje? Na verdade com este tempinho frio (delícia!), a pedida mesmo seria assistir um DVD no Sofá, enroladinho na coberta, aliás, o Nino nosso mascote, tem passado o dia enroladinho no Sofá,  dormindo...Mas, depois do filme que assisti no cinema domingo passado, não tem como não comenta-lo... aliás, é "O" Filme do começo do ano... estou falando do Oz: The Great  and Powerful ou aqui no Brasil: Oz, mágico e poderoso.

Estou tão animada com este filme!!! Adoro filmes com bastante impacto visual, adoro também os com enredo de qualidade ou complexidade, mas, se tiver uma ou outra característica já "me pega".

Considerando que o visual é o forte do filme, este post tem muitas imagens (fotos de divulgação da Disney).

Vamos conferir qual é a deste filme? E também ver as novidades de esmaltes e make inspiradas no filme?

Filme: Oz, mágico e poderoso

Ano: 2013

Gênero: Fantasia, aventura

Nacionalidade: EUA

Para assistir com: Amigos, Família, Cônjuge (só não acho que seja para crianças pequenas, pois, a história tem falas voltadas para compreensão dos adultos)

Como cheguei neste filme: Pela mídia.

Sinopse: Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresentar para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana.

Trailer.

Porque assistir: Ultimamente andam lançando vários filmes que são releituras de desenhos ou histórias infantis antigas, acho isto ótimo... rever histórias que gostamos sobre outra perspectiva, e com os recursos modernos. O bem da verdade é que este filmes são para adultos, pois, na maioria das vezes são recheados de humor que crianças não entendem. Isto vale para Oz, mágico e poderoso, que tem fala mais voltadas para o público adulto, e ontem no cinema, vi várias crianças, uma delas sentadas na mesma fileira que eu, ao não entender alguma cena, questionava aos pais, que mandavam a criança silenciar.

É isto, minha primeira sugestão, não leve seu filho de 6 anos para ver Oz, mas, leve seu marido, que provavelmente como o meu, vai adorar o personagem principal sacana, e o macaco desajeitado.

Oz, mágico e poderoso, não é bem uma releitura da história de 1900, nem do filme de 1939, filme este que notei nunca ter assistido, preciso achar um DVD dele, eu só li a história no livro da coleção da Disney. O filme de 2013 conta mais ou menos o que aconteceu antes da história de Doroty começar, aliás, nem tem a Doroty no filme de agora.

Sabe o mais legal do filme, conseguimos ver nitidamente quem são as pessoas atrás das cameras, aquelas pessoas responsáveis pelo filme acontecer mais, que não valorizamos tanto quanto os atores. Por exemplo, o filme Oz tem o estilo do filme de 2010: Alice no País das maravilhas, afinal foi produzido pela mesma pessoa, Joe Roth. A arte foi feita pelo direto Robert Stromberg, o mesmo de Avatar, e fica nítida a pegada Avatar nas cenas da natureza, e nos efeitos 3D.

O filme já começa muito bem com cenas em preto e branco, que deu um charme todo especial ao filme, fez a ponte entre as duas fases do filme.

Depois o destaque fica para o anti-herói Oscar Diggs, muito bem feito pelo James Franco.
E lógico super destaque para as bruxas.

A Theodora (Mila Kunis) é a minha preferida, que logo na primeira cena em que aparece já dá "um tapa na nossa cara" com aquele figurino lindo, fugindo do tradicional vestido de época. E o que é aquele chapéu vermelho??? Perfeito. Depois a cena seguinte, a bruxa solta o cabelo "e levamos outro tapa" com a perfeição das ondas. A maquiagem dela também é minha preferida, assim como também a interpretação.
A Evanora (Rachel Weisz) também arrasa no figurino e no make, e especialmente nas unhas (no final do post mais detalhes).
E a terceira bruxa, a Glinda (Michelle Willians) infelizmente me decepcionou. Até gostei de algumas peças do figurino, mas, o make que tinha tudo para ser meu preferido, pois, tenho o estilo mais fresh e claro para maquiagem, me decepcionou  achei que ficou apagado demais para o filme. E o cabelo? Faltou uns cachos mais definidos. A atuação dela também não me impressionou, como bem disse meu marido "sem sal, nem açúcar!".

Os outros dois personagens que cativa qualquer um são: a Menina de porcelana e o Macaco voador Finley. Só acho que eles deveriam ter mais falas, pois, trouxeram certa comicidade para as cenas.

  O macaco Finley lembra muito o burro do filme Sherek. E depois de fazer rir em várias cenas no filme, ele nos faz emocionar em uma das cenas finais.

Um comentário a parte, achei legal ter as "fadinhas más" no começo do filme. Engraçado termos as fadas como ser bons e generosos, quando na verdade as fadas são seres travessos, que vem das águas. Nos livros Instrumentos Mortais eles retratam este lado malvadinho das fadas também. O que ocorre é que os contos vão sendo modificados com os tempos, e alguns personagens acabam tendo sua essência modificada. Para mim tenho as fadas como travessas.

Resumindo, não é o melhor filme da minha vida, mais, é um filme muito bom, que valeu a ida ao cinema, principalmente por ser em 3D! Recomendo sim Oz, mágico e poderosos.

E filme que é sucesso, inspira produtos de consumo. Acho que assim como o filme Alice no País das maravilhas, Oz vai render muitos objetos de desejo. Quero mostrar por aqui, objetos que sempre interessam a mulherada, esmaltes e maquiagem, e no caso, inspirada no filme.

Esmalte não podia faltar, ainda mais depois da unha da bruxa Evanora, que tem sido muito reproduzidas nos blogs gringos. Achei que a unha é super coerente com a personagem, mas, eu, particularmente não usaria este estilo (esmalte branco, com um triangulo central em esmalte preto e borda em prata).
E a marca autorizada pela Disney para lançar os esmaltes inspirados no filme foi a O.P.I., que lançou agora em Março a coleção Oz Gret Powerful. Sinceramente, não me animei muito com a coleção, só com um esmalte que tem uma cor um pouco diferente, e cobertura efeito areia, o What Wirzardry is thi?.

Achei que a coleção tem muito glitter estranho e cores claras e básicas, o que não é coerente com o filme todo.
* Imagem: compilação das imagens de divulgação da O.P.I

Na minha singela opinião, os esmaltes se inspiraram muito em só uma das bruxas, acho que se pegasse todos os personagens do filme e também os cenários, a inspiração seria em esmaltes com cores como azul (flores, macaco Finley, umas das colônias de moradores...), amarelo (lógico que a estrada amarela), verde (uma das bruxas, a floresta, o castelo de esmeralda), preto (uma das bruxas, a floresta escura, cenas inicias do filme, Oz). Muito brilho sim, mas, não este paetê estranho. Para quem quiser conferir o swatches da coleção, no blog The Polish Aholic tem, aqui.

Em 2009 a China Glaze, com sua coleção Wizard of Ooh Ahz returns, foi muito mais feliz em elaborar uma coleção inspirada em Oz, as cores são mais condizentes.
*Imagem de divulgação da China Glaze.

Agora para quem gosta de maquiagem, a novidade fica com a marca Urbandecay que arrasou lançando um kit de maquiagem inspirada na Glinda e na Theodora. O mais bacana é que vem com um manual para reproduzir o make das personagens. Achei as cores da maquiagem linda, e a embalagem é maravilhosa, uma com o brilho candy da Glinda, e outra com as paisagens de OZ. Até eu que não sou muito consumidora de maquiagem fiquei super afim de um kit deste.

*Imagens de divulgação da Urbandecay.

Espero que tenham gostado das novidades.

Bjuxxx cinéfilos.

Nenhum comentário: