terça-feira, 9 de abril de 2013

Filme: As aventura de PI (Life of PI)

"Meu medo dele me deixa em alerta...
atender as necessidades dele me dá um propósito...
Acima de tudo, não perca a esperança!"
(Pi Patel em As aventuras de PI)


Olá especiais sentado no Nosso Sofá!!!

Vamos nos esparramar e conferir o filme escolhido da vez?!

Faz tempo que queria assistir as As Aventuras de PI...e finalmente conferi no sábado!

MARAVILHOSO! Tenho que escrever assim em letras garrafais, porque o filme é belo demais...em todos os sentidos!!!

Detesto quando a critica...a mídia...o Oscar ... idolatram um filme e quando assistimos o filme é mediano. Não, as Aventuras de PI é como diz cartaz Extraordinário.

Já adianto que não li o livro que deu origem ao filme, mas, dizem que o livro é incrível também!





Filme: As aventuras de PI

Ano: 2012

Gênero: Aventura, drama

Para assistir com: Família, amigos, cônjuge, sozinho.

Como cheguei neste filme: Quando foi lançado no cinema, fiquei ansiosa para assistir, meu marido não quis. Aproveitei no final de semana que passou, que o filme estava no PPV, comprei e assisti.

Sinopse: Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.


Trailer.

Porque assistir: Porque o filme realmente mereceu os Oscar que ganhou!

O filme me prendeu do começo ao fim...2 horas de filme... sabe quando você fica com medo de piscar e perder alguma parte, me senti assim o filme todo.... não teve uma parte que me deixou entediada.

A história basicamente fala sobre a fé! Não só da religião como li em algum lugar, mas, sobre a fé em um Deus independente da denominação que as religiões dão. A importância da fé para seguir lutando, vivendo...

Acho muito complicado o embate entre a Ciência e a Fé. Lógico que creio na Ciência, afinal de contas, sou acadêmica, fiz graduação e pós-graduação, e só crendo na Ciência para embasar meus estudos. Do outro lado, sou uma pessoa de fé...acho importante crer em algo e alguém, para me sentir guiada...para ter um proposito mesmo! Na minha vida, a Ciência não descredita a Fé, e vice e versa. Mas, cada um tem sua opinião.

"A ciência ensinou sobre tudo lá fora, a fé sobre dentro de nós!" (Mãe de PI)

Bom, mas, voltando ao filme, Pi é um personagem que constroe sua fé dentro de várias religiões, e diante do naufrágio, vê sua fé testada, e transita para outro patamar "do crer". Tem uma cena de embate entre Deus e PI que é surpreendente.

A trilha sonora é muito linda... e a música tema, tem tudo haver com a história. A música Paradise do Coldplay, olha um trecho traduzido:

"E assim por debaixo dos céus tempestuosos
Ela dizia: ''oh, ohohohoh
Eu sei que o sol deve sair para se pôr ...
Isto poderia ser o paraíso...
Paraíso..."


E falando em "lindo"... como já disse tem muita beleza no filme: a trilha sonora, a história, a fotografia do filme, os efeitos especiais, a atuação dos atores.....

E como li em uma critica do filme, o legal é que não utilizaram os efeitos especiais só por usar, e sim porque fazia sentido ao filme. Foi exatamente o que senti... Porque na hora dos efeitos especiais, e principalmente filmes 3D, tenho sentido que muito filme tem colocado um monte de efeito só para "cobrar a mais no ingresso", porque não condiz, é desnecessário. Já em As aventuras de PI, os efeitos cabem na história...e o filme não seria o  mesmo sem eles. Pena que eu não assisti em 3D, deve ser muito bom ver os efeitos de profundidade. Agora para tudo!!! O que é o Tigre!!! Perfeito... não dá para crer o quanto os efeitos evoluíram .. lembram quando eles faziam a boca dos animais mexerem, e era super fake! Gente, neste filme você acredita mesmo que o Tigre verdadeiro contracenou o tempo todo com o ator Suraj Sharma, quando na verdade na maior tempo é computação gráfica! Só podemos aplaudir o belo trabalho.

Outro ponto forte do filme, é a relação do homem com os animais...e como esta relação é permeada na necessidade! As cenas com os animais são as que mais me fazem chorar... logo no começo do filme a cena com o Tigre... depois a cena do Orangotando Suco de laranja me fez soluçar... e no meio do filme a cena mais forte entre PI e o Tigre Richard Parker.

O filme mostra como sere vivos são guiados pelos instintos racionais ou irracionais, e movidos pela sobrevivência.

Como bem disse Pi: "A fome pode mudar tudo o que você sabe sobre si mesmo." 


E por fim, não posso deixar de falar do inicio do filme, que até parece outro filme... é bem estilo Bollywood! Eu não sou fã deste estilo...mas, adorei em As aventuras de PI...as cores da Indía...as música... a dança...a religião! Aprendi muito, ri...chorei....

E gosto especialmente da forma como PI tenta "quebrar" o bullyng que sofre na escola.... dá um show! Me senti representada, porque, falam tanto em bullyng...na fragilidade da criança... mas, nunca mostram crianças que lutam sozinha esta batalha...que usam recursos inteligentes para superar isto nas escolas, sem precisar de uma equipe por trás. Sou a prova viva disto! Sofri "bullyng" na escola por causa de peso...cabelo...entre outros. Nunca fiquei reprimida.... depressiva... nunca me "coitabilizei", e utilizei artifícios de inteligência e bom humor para lutar esta batalha! Creio que isto tem haver com a forma como os pais educam seus filhos, se lhes dão recursos e mostram como podem usar... se lhes dão liberdade (mas, preparando para tal) para fazer sua escolhas... preparam os filhos para o mundo. Sabe não fazer pelo filho, mas, o deixar preparado para que ele próprio faça?!!!!

A verdade é que o Tigre já habitava dentro de PI desde o começo do filme.
É tudo isto pessoal...se não assistiram ainda, assistam!!! É um filme lindo, com conteúdo... que mexe com algo dentro de nós!

Para quem assina a NET o filme está disponível para compra no PPV, para quem não tem, procure em uma locadora próxima!

Bjuxxx cinéfilos.

Nenhum comentário: