segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Livro: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus lindos lábios


"O que acontece é que, quando estou com você, eu me perdoo por todas as lutas que a vida venceu por pontos, e me esqueço completamente que gente como eu, no fim, acaba saindo mais cedo de bares, de brigas e de amores para não pagar a conta."
(Marçal Aquino- Eu Receberia as Piores Notícias dos seus lindos lábios)

Olá especiais sentados no Nosso Sofá!

Faz tempo que não temos livro por aqui... então esta semana ao invés de filme, teremos dica de livro.

Fui arrebatada por este livro! Tão curto no tamanho físico, mas, tão extenso no seu enredo, com personagens complexos.

Fiquei sabendo deste livro nacional, por meio de uma entrevista que a Camila Pitanga participou no GNT...ela falava do filme baseado no livro... comentou da sua personagem Lavínia, e de como foi interpretar um surto psicótico! Quis ler o livro na hora, me interesso muito sobre doenças mentais...conflitos psicológicos, afinal, é o mal dos nossos tempos!

Ainda não assisti o filme, mas, já estou providenciando, depois faço uma resenha no blog... hoje falaremos do livro, e foi tão engraçado, que lendo, visualizei a personagem principal como a Camila, não teve jeito, já estava com pré-conceito estabelecido.

Livro: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus lindos lábios
Autor: Marçal Aquino
Ano: 2005
Editora: Companhia das letras



O capítulo inicial do livro leva esta frase incrível acima, preparando para o que há por vir.

O enredo passa em uma cidade do Pará, envolvida com o Garimpo de Ouro. Vários personagens são retratados, em uma história que vai e vem no tempo, e surpreende o tempo todo!

Na verdade, comecei a ler, e acho que não estava em um dia bom, empaquei... fui dormir! Veja como não podemos julgar precipitadamente, talvez eu não estivesse em um bom dia, e não que o livro fosse ruim! No dia seguinte, voltei a ler, estava cansada e ia deixar para finalizar no dia seguinte, tentei dormir, mas, Lavínia (a personagem principal) já tinha me arrebatado, levantei e fui terminar o livro. Muito bom!!!! É para ler em uma noite, pequeno e instigante.

Os personagens principais, e o romance proibido principal, é o da instável Lavínia e do fotografo Cauby. Confesso que as passagens em que a Lavínia não está, não tem emoção, com ela, ou em menção a ela, o livro ganha ação, profundidade, camadas e mais camadas. Uma personagem incrível!

"Ficava dopada para aguentar o ruído do mundo ao redor...  Lavínia pressentia a tempestade: sentia-se irritadiça, melancólica, sem humor se tornava fosco. Uma forma aguda de TPM. Não conseguia ficar dentro de si nessas ocasiões, queria ausentar-se. Para não estar em casa quando a outra chegasse." 

"Mas Lavínia não conseguia superar a crise. Parecia piorar a cada dia. Não retornava mais de seu mergulho"

"...e do seu amor por uma mulher tocada por luz e sombra."

O Cauby faz a sua parte, sofrendo toda especie de situação que o amor proporciona. E participa de cenas tórridas de sexo com a personagem Lavínia.

"Descobri que morrer não é assim tão fácil. Mesmo num lugar onde a vida pesava sempre menos que as pepitas."

O personagem que mais me cativou é o pastor Ernani, me desculpe, mas, ninguém mandou o autor traçar um perfil tão santificado! Sei que todo mundo tem seus defeitos e seu lado bom e ruim, mas, personagens tão generosos me conquistam.

"Uma vida sem trepidações bruscas, cheia daquelas alegrias meio desbotadas que a falta de riscos proporciona, mas uma vida feliz."

Outro personagem é o autor e psiquiatra fictício, Dr. Schianberg, que o personagem Cauby cita trechos dos livros no decorrer da história. Eu li algumas curiosidades na internet, e vi que uma editora acreditou que existia o tal doutor, e queria publicar o tal livro, "O que vemos do mundo- Um tratado sobre o amor humano".

"Muitas vezes, entre os amantes, em adição às afinidades do corpo, surge uma sintonia mental, intelectual, que ao proporcionar jogos, provocações e brincadeiras privados acentua ainda mais o caráter de cumplicidade na relação. Casais costumam estabelecer espaços particulares de comunicação, inacessíveis ao restante da manada humana ao redor. Intimidade psíquica."

E tem mais vários personagens, não menos importantes, é que este foram os que mais me marcaram.

Um livro muito bom, com como disse Cauby "Subterrâneos cheio de terremotos".... já sinto saudades de Lavínia, está é parte mais difícil de terminar de ler um bom livro.

Bjuxxx leitores


Nenhum comentário: